Prepare-se para fazer exames durante a gravidez – 2.º Trimestre

Desde que sabem que estão grávidas, todas as mulheres devem procurar manter o seu estado de saúde vigiado. Os exames pré-natais são essenciais para monitorizar a evolução da criança e a saúde da mãe e agir a tempo em possíveis situações de emergência. Saiba quais são os mais importantes por trimestre:

No 2.º Trimestre

As consultas: exames-2.º-trimestre-

A partir daqui as visitas mensais ao obstetra vão incluir a medição do peso e da tensão arterial e podem ser-lhe pedidos novos exames de rotina ao sangue e á urina. O seu médico assistente irá perguntar-lhe sobre os sintomas e prestar especial atenção a queixas ginecológicas, como corrimento ou prurido vulvar, que podem tornar necessários exames ginecológicos. Em cada consulta, o médico mede a altura do fundo uterino, analisa a coloração da sua pele e das mucosas e verifica se existe inchaço das suas pernas.

*Os exames de despistagem de rubéola, toxoplasmose e sífilis podem voltar a ser pedidos, sobretudo se supeitar ter estado em contacto com alguém doente. * Poderá ter de ser submetida a um teste de despistagem de diabetes gestacional entre as 24 e as 28 semanas. Este mede a sua curva glicémica ao fim de uma hora após a ingestão de 50 g de glicose. Os bebés nascidos de gestações diabéticas são muito grandes (geralmente mais de 4,5 kg), mas isso não significa que sejam mais saudáveis. Por isso estes casos devem ser acompanhados de perto pela equipa de pediatras e neonatalogistas depois do nascimento. Se já teve um filho muito grande ou que aumentou muito de peso na gestação anterior, a sua tendência para diabetes gestacional é mais elevada.

Ecografia: 

Por volta das 20 semanas de gravidez realizará a sua segunda ecografia, desta vez transabdominal. O exame vai incidir na morfologia do bebé, observar se todos os membros se formam na perfeição e se o crescimento do feto é normal. Esta também será a altura em que pode saber o sexo da criança. Espalham sobre o seu abdómen uma película de gel ou óleo, que serve para conduzir melhor as ondas sonoras. O exame é complemente índolor.

Outros artigos relacionados:



Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *