Vantagens e desvantagens da episiotomia

Episiotomia

Chama-se episiotomia ao corte que se realiza no segmento final do parto – o vulvovaginal -, com o objectivo de encurtá-lo e dilatá-lo de modo a prevenir lesões durante o nascimento. No entanto, as opiniões a respeito desta prática são diversas.

Episiotomia

Episiotomia

Vantagens e desvantagens da episiotomia

Entre as vantagens da episiotomia  destaca-se a significativa diminuição do número de rasgões, e no caso de se produzirem, reduzir-se o seu tamanho e torná-los mais controláveis. Além disso, diminuir a duração do parto. Outro dos benefícios é que – a longo prazo – ajudaria a prevenir eventuais prolapsos e incontinência urinária, embora isso seja bastante discutível.

As desvantagens compreendem as consequências que ocasiona (não esqueçamos que se trata de uma zona bastante sensível), entre elas: a dor, o tempo de cicatrização, e o consequente atraso no reinício das relações sexuais depois do parto. No nosso país, esta pratica efectua-se  como rotina em todas as mulheres. Geralmente, emprega-se nas mamãs que vão ter o seu primeiro filho, devido aos tecidos da zona do períneo serem menos elásticos, e raramente nas mulheres que já tiveram mais do que dois filhos vaginalmente.

Outros artigos relacionados:



3 Comments


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/functions.php:219 Stack trace: #0 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(180): wpbx_comment(Object(WP_Comment), Array, 1) #1 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(146): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #2 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(140): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '3', 0, Array, '') #3 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(371): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '3', 0, Array, '') #4 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/comment-template.php(2096): Walker->paged_walk(Array, '3', 0, 0, Array) #5 /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/comments.php(33): wp_list_comments('type=comment&ca...') #6 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/comment-template.php(1471): require('/home2/roqgod/p...') #7 /home2/roqgod/public_html/wp-co in /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/functions.php on line 219