Mudanças físicas e psíquicas na Grávida.

Mudanças da Grávida

Mudanças da Grávida

As alterações não são somente físicas as variações hormonais típicas deste período têm um importante efeito sobre o estado de ânimo, de maneira que a instabilidade emocional acentua-se, e também a sensibilidade e a tendência para o choro. As mudanças de humor são relativamente frequentes durante esta etapa, e a sensação de sonolência – muito comum – em alguns casos pode transformar-se num estado de torpor quase constante ao longo do dia.

Em parte, por causa da retenção de líquidos, durante os três primeiros meses a mulher experimenta um leve incremento de peso. Como é natural, se tiver comido exageradamente, o aumento de peso será bastante maior.

O ideal é não aumentar mais do que três quilos durante o primeiro trimestre. Tenhamos em atenção que neste momento o bebé ainda não pesa nada, ou seja, que praticamente todo o aumento corresponde à mamã (além do liquido amniótico e da placenta).

Durante o primeiro trimestre efectua-se a organogénese completa, ou seja, forma-se o corpo – a cabeça, o tronco e os membros e todos os órgãos internos.

Outros artigos relacionados:



Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *