Mãe depois dos 35 anos

gravidez-depois-dos-35-anos

Actualmente médicos e sociólogos dizem que a mulher decide cada vez mais tarde para ser mãe pela primeira vez. As razões são várias, para que a mulher tenha cada vez mais tarde o seu primeiro filho.  Muitas mulheres escolhem a carreira profissional em primeiro plano, procurando a sua realização profissional, outras optam por passar mais tempo com o seu companheiro, outras por medo, outras por pensarem que não seria boas mães.

Alguns especialistas são da opinião que em termos físicos os melhores anos para que ocorra a primeira gravidez é entre os 20 e os 25 anos, apesar de considerarem que emocionalmente é não é a melhor idade. Um relatório do «National Center for Health Statistics» nos Estados Unidos, refere que, as mulheres têm o primeiro filho entre os 30 e os 40 anos.

429748-A-gravidez-acoma-dos-35-anos-deve-ter-uma-atenção-redobrada.

 Benefício  Emocional

As mulheres que decidem ter filhos mais tardiamente, encontram-se psicologicamente mais bem preparadas para acolher a maternidade e a gravidez. São gravidezes desejadas e planeadas juntamente com o companheiro.  Desta forma o bebé é planeado por duas pessoas maduras e experientes, que desejam de assumir essa responsabilidade. Estes bebes tornam-se crianças mais equilibradas emocionalmente, uma vez que os pais encontram-se numa fase de maior maturidade possibilitando um bom suporte emocional à criança.

 Risco Controlado

Actualmente existe devido ao avanço da medicina, métodos inovadores  de assistência ao parto que original um grande diminuição da mortalidade perinatal.  Devido aos avanços técnicos gerais, da medicina, (Ginecologia e Obstetrícia) conseguiram reduzir especialmente o risco de malformações e outras complicações na gravidez.

 Aborto

Os abortos são mais frequentes em mulheres com idade fértil (mulheres jovens) ou em mulheres com mais de 40 anos. As mulheres mais velhas por terem vivido mais tempo podem ter passado por algumas situações, tais como abortos, fibromiomas, etc… o que pode eventualmente prejudicar a gravidez

 Diabetes Gestacional

Depois dois 35 anos existe mais possibilidades da mulher grávida vir a sofrer de diabetes gestacional, assim como também de hipertensão arterial.

 Alimentação da Gestante

O maior período e mais importante para a mulher, de necessidade nutricionais são durante o período de gravidez ou quando amamenta. Essas etapas serão as mais exigentes para a mulher, acabando muitas delas por sofrer de náuseas matinais, alterações de apetite (muito vontade de comer; ou pouca vontade de comer), muitas têm «desejos» de comidas estranhas, de provar sabores que desconhecem. A alimentação deverá basear-se em cálcio, ferro e ácido fólico, deverão alimenta-se bem com todos os nutrientes e calorias que uma mulher grávida precisa ou em aleitamento. Existem alguns obstetras que receitam vitaminas em comprimidos, como suplemento alimentar, mas para isso deverá sempre consultar o(a) seu (sua) obstetra.

Exercício Físico não Esforço Físico 

primeira-gravidez-01

O exercício físico é muito importante, contribui para o bem estar físico da mãe e do bebe. Contudo o exercício físico deverá ser controlado por um personal treiner ou aconselhado pelo médico quais os exercícios que poderá fazer.

Existe a preparação para o parto que é um programa gestacional preparado para as mulheres grávidas.

Quais as vantagens do exercício fisíco durante a Gravidez

 Na Gravidez

 Pós-Parto

Tem mais energia Tem mais energia
Melhorias da qualidade de vida geral Prevenção da obesidade
Redução dos sintomas desagradáveis da gravidez tal como: cansaço; dores nas costas e articulações; enjoos; cãibras, edemas Diminuição de desconfortos ligados ao pós-parto (dores nos músculos,costas e abdmómen
Adaptação muscular às alterações corporais Previne efeitos tardios do pós-parto como: incontinência urinária, problemas na bexiga e útero
Diminuição da ansiedade e do stress Diminuição da ansiedade e do stress
Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico
Grande facilidade de recuperação no pós-parto Recuperação muscular e força
Prevenir depressão pós-parto

Quando se inicia a Dilatação

DilatacaodoUtero

No caso da mulher jovem grávida a dilatação é menos demorada, ao passo que no caso de uma mulher mais velha grávida  a dilatação acontece muito antes do parto e é mais prolongado o processo de expulsão. Esta última origina que em mulheres mais velhas grávidas (+35 anos) exista maior numero de cesarianas.

Outros artigos relacionados:



One Comment

  • url url'>Rosy - Bebe Reborn
    Junho 17, 2017 | Permalink | Responder

    isso me ajudou muito! estava bem com medo agora mais aliviada.

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *