Desenvolvimento do feto … da 8ª à 10ª semana de gravidez

8ª semana de gestaçãoSemana 8

O embrião mede aproximadamente 15 mm. Através de ecografia é possível verificar o botão embrionário e, com o aspecto de uma luzinha intermitente, também o coração. Os órgãos mais importantes já estão formados e continuam a crescer. Os dentes e músculos faciais estão a formar-se. Os braços e pernas crescem visivelmente assim como os dedos. No caso dos meninos também começa a aparecer o pénis. Como o útero continua a crescer a mãe pode sentir dor na parte inferior do seu abdómen.

Toxoplasmose

Toxoplasmose é  uma doença transmitida por fezes de gatos. Esta doença não prejudica a mãe, ms pode causar graves problemas cerebrais ao bebé entre outros. Não se esqueça de lavar bem as suas mãos e os alimentos.

9 semanasSemana 9

 O embrião mede entre 17 e 22 mm. Mediante uma ecografia, podemos verificar que já se move; no entanto, a mamã somente se aperceberá dos famosos “pontapés” por volta do quinto mês. A cabeça do bebé é bem maior que o resto do corpo. Ter cuidados com a higiene oral, pois neste período as gengivas da mãe podem estar amolecidas e sangrar com facilidade, os cabelos e a pele estão mais secas e limpas.

Semana 10

O embrião mede cerca de 3 cm. Começa a distinguir-se a parte da cabeça, o corpinho e alguns vestígios dos membros. O traço mais proeminente é que a cabeça começa-se a desenvolver-se mais depressa que o resto do corpo. Começa a definir-se o rosto e a formar-se aquilo que serão os dentes de leite. Os órgãos internos que vão dar origem aos grandes sistemas: digestivo, urinário, circulatório, pulmonar, sistema nervoso central e periférico, pele e anexos, continuam o seu desenvolvimento. No entanto, o crescimento do embrião tanto em altura como em peso não é significativo. O seu coração já está formado. Os seus dedos começam a separar-se. A fase critica das malformações congénitas já foi ultrapassada. Através da ecografia é possível medir a da translucência da nuca fetal que constituiu um marcador de algumas patologias nomeadamente de doenças tubo neural e cromossomopatias. Devido ao aumento de hormonas pode existir muita sensibilidade, irritabilidade ou choros fáceis por parte da mamã, por outro lado começa a diminuir os enjoos e a azia.

Outros artigos relacionados:



One Comment

  • lylyane
    Abril 3, 2012 | Permalink | Responder

    oi estou gravida de 2meses e na meu primeiro pre natal a medida do meu utero foi de 5cm esta correto ou e mto pequeno para 2meses alguem pode me ajudar
    obrigado
    que deus noa ajude para q corra tdo bem em nossa gravidez.
    amem.

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *