Desenvolvimento do feto … da 35ª à 37ª semana de gravidez

35semanSemana 35

O comprimento do feto chega a 33cm e seu peso a 2550g. Os pulmões do bebé deixam de ser imaturos, o seu bebé se nascer poderá respirar sozinho e sem ajuda. A barriga da mãe estará mais descida, pois o bebé como está mais gordinho e como se está a preparar para nascer encontra-se mais baixo. Seu útero está 15cm acima do seu umbigo.Cuidado mãe com os inchaços na face e nas mãos, poderá ser sinais de pré-eclampsia, procure de imediato o seu médico. O seu bebé reconhece a sua voz, fale com ele e transmita-lhe todo o carinho e amor que sente, pois ficará mais calmo.

Semana 36

O comprimento do bebê está em torno de 34cm, com peso de 2750g.  

O parto normal: as contracções iniciam, dilatam o colo do útero até 10 cm. A mãe pode optar pela epidural que lhe36-semanas retirará a dor. O bebé é expelido pelas contracções e logo  a seguir sai também a placenta.

Semana 37

O bebé tem aproximadamente 35cm e pesa cerca de  2950g. Apartir desta semana é comum realizar-se o exame chamado CTG (A Cardiotocografia). Este exame tem o objectivo de estudar a biofísica do feto, permitindo avaliar o bem-estar materno-fetal. O CTG permite a monitorização do feto a partir do exterior. É colocado sob o abdómen da mãe, sobre o fundo do útero e acima do umbigo, avalia e regista a frequência, regularidade e duração das contracções uterinas.

CTG-.O bebé já pode nascer sem ser considerado prematuro. Não obstante é a partir desta semana que a massa corporal do bebé aumenta consideravelmente, á volta de 200 a 250 g por semana. Já se encontra em posição para nascer a qualquer momento, já poderá saber caso não esteja com a cabeça para baixo se o parto será normal ou cesariana. As consultas passam a ser semanais, para ver se o colo do útero está amadurecido ou não.

Outros artigos relacionados:



One Comment

  • joelma mara
    Setembro 13, 2015 | Permalink | Responder

    estou com 35 semanas de gestaçao e tenho 35 anos minha lara isis esta pesando 2.359 estou muito ansiosa para a chegada da lara pois e minha primeira filha que venha cheia de saude e benção

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *