Desenvolvimento do feto … da 19ª à 20ª semana de gravidez

19-semanasSemana 19

Os sistemas circulatório, digestivo e urinário já funcionam harmoniosamente. O feto deglute parte do líquido amniótico e elimina urina no líquido. A barriga da mamã já se encontra bastante evidenciada.

O bebé pesa cerca de 200 gramas e mede aproximadamente  13 a 15 cm de comprimento.
O cérebro é um dos primeiros órgãos a surgir que continua a crescer. Os sistemas circulatório, digestivo e urinário funcionam e o bebé movimenta-se com muita frequência respondendo a estímulos externos. Mamã deve ter cuidado com a coluna pois com o aumento de peso poderá causar algumas dores. Não use sapatos altos e para aliviar as dores na coluna tome banhos de água quente.

20 semanas fetoSemana 20

Entre a 20 e 24 semanas de gestação pode se realizar o ecografia morfológica, que é o exame não invasivo mais detalhado que existe actualmente para o estudo da função dos órgãos e sua morfologia. É a ecografia apropriada para realizar o rastreamento de várias malformações fetais e placentárias. O peso fetal é de aproximadamente 500gramas. Poderá surgir a produção de colostro (muito importante para o bebé). O bebé está com aproximadamente 260 gramas, e mede de 14 a 16 cm de comprimento. As glândulas sebáceas formam-se, têm a função de proteger a pele do bebé que se encontra em contacto com o líquido amniótico.

Nesta fase da gestação deverá tomar atenção: se se sentir muito cansada. Fale com o seu médico pois poderá ser sintoma de anemia (falta de ferro no organismo) Poderá comer : carne vermelha, gema de ovo, fígado e vegetais verde-escuro, e solicitar ao seu médico suplementos de ferro.

Outros artigos relacionados:



2 Comments

  • Daniele
    Março 16, 2016 | Permalink | Responder

    ola estou com 19 semanas minha primeira gravidez e jah sinto meu baby 😀 aiin eh muito emocionante senti ele ou ela dano os chutinhoss.ainda ñ sei oq eh mais ñ importo oq vier esta otimo.. bjsss a tdsss

  • Ana Paula
    Outubro 16, 2015 | Permalink | Responder

    vai dar tudo certo eliane leal com fia em Deus

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *