Desenvolvimento do feto … da 11ª à 13ª semana de gravidez

Semana 11

Agora o embrião já se chama feto. Já mede 4 cm, mas se pudéssemos endireitá-lo (está dobrado) alcançaria os 5,5 cm. Os principais órgãos encontram-se definidos e em desenvolvimento. A cabeça encontra-se inclinada para a frente e o seu tamanho é igual ao resto do corpo, situação que se manterá até ao final do primeiro trimestre. Os dedos das mãos e dos pés já têm unhas macias. O nariz encontra-se formado, mas os orifícios nasais estão obstruídos com pele. O seu intestino já consegue realizar pequenas contracções naturais.

Sexo do bebé

Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde da concepção. É o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o sexo do bebê. Sabe por quê? Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamã e do papá. Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y. Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino. Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a “culpa” é toda do papá, que mandou um X em vez de Y.

12ªsemanaSemana 12

O feto mede 5 cm, e esticado 7,5 cm. É capaz de mover os bracinhos e as pernas, e de fechar e de abrir as mãos. Continuam a modelar-se os traços do rosto. Formam-se os folículos pilosos, que darão origem aos pêlos. Já tem pálpebras, embora ainda estejam fechadas. Apesar dele se mexer bastante ainda não é sentido pela mamã. A placenta é responsável pela sua nutrição.A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios. A vontade de ir á casa de banho aumenta,já que o crescimento do útero comprime a bexiga.

Atenção

Procure o seu médico ou recorra ás urgências caso exista sangramento vaginal ou corrimento vaginal forte, dor ou alteração abdominal, dores de cabeça fortes e constantes, dor ou sensação de ardor ao fazer xixi, vômitos freqüentes, desmaios ou confusão mental.

13-semana.Semana 13

O feto mede 6 cm, e 8,5 cm se pudéssemos esticá-lo. A cabeça equivale a um terço do comprimento do corpo. Começam a formar-se os ossos, num principio de tecido cartiginoso que se calcificando. O rosto continua a definir-se. O feto já está totalmente formado. A partir de agora inicia-se a fase de maturação dos órgãos.

 

 

 

Outros artigos relacionados:



2 Comments

  • vanessa
    Maio 14, 2011 | Permalink | Responder

    Adorei Tudo que a vi . Obg ‘

  • Jânette
    Setembro 13, 2011 | Permalink | Responder

    Adorei tudo que vi, e cotinuo vendo mais e mais, essa é minha primeira gestação estou com 13 semanas e eu tou super apaixonada por esse serzinho mesmo antes de ele nascer……Bjos

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *