O primeiro amiguinho (imaginário)

amigo-imaginárioOs primeiros anos de vida de uma criança são determinantes, pois é nesta fase que o bebé aprende a ser amigo. Até aos 3 meses de idade o bebé não se sente separado da mãe, a partir dessa idade começa a reconhecer o pai e com seis meses já estranha pessoas que não conhece.

Para ser amigo é necessário desenvolver relacções de afecto, essa só irá aparecer apartir dos seis ou sete anos de idade, mas até lá tudo o que faz é um suporte, ou está a fundar as bases para futuras relações de amizade.

Por volta dos dois anos, é normal aparecer um amigo imaginário, é uma forma das crianças aprenderem a lidar com o seu imaginário, e neste casos devemos deixá-los desenvolver toda a criatividade. É através da criatividade que vão aos pouco aprendendo a lidar com o mundo real. E por volta dos seis anos este amigo imaginário será sustituido por uma amigo verdadeiro com a mesma idade.

É depois dos quatro anos que a criança consegue obedecer a alguma regras quando brinca com outras crianças. É muito importante que a criança não descrimine ninguém, que aprenda a ser independente mas sem desrespeitar os seus pais e os seus amigos.

Outros artigos relacionados:



Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *