Miúdos com boa educação. Como ensinar-lhes?

sugestões-menu---10Se quiser que o seu filho se torne num adulto bem educado, seja exemplar e mostre-lhe desde o inicio como se faz, sendo o seu exemplo a seguir. Não se esqueça que as crianças imitam tudo o que veêm fazer, e é muito fácil utilizar palavras como “por favor”, “obrigado”, “com licença”, “desculpa”, “bom dia”, entre outras…

Até aos 3 anos de idade o seu filho imita o seu comportamento e até as suas expressões faciais. Apartir dos 12 meses as crianças tornam-se masi sociaveis e aprendem palavras muito rapidamente, deve aproveitar esta fase. Sempre que o seu filho peça qualquer coisa aproveite para lhe transmitir as boas palavras das boas maneiras.

É preciso ter paciência pois dos 3 aos 5 anos de idade as crianças começam a ser mais sociaveis, e começam a compreender que a educação é um veículo para o convívio saudável. Paciência é uma coisa que vai ter que repetir muitas vezes para ele compreender, terá que esperar que a mãe fale ao telefone ou pela sua vez no escorrega ou outra coisa ele vai ter que esperar. Vai também ter que pedir muitas vezes desculpa por ter errado em determinada circunstancia, o ter que reconhecer que errou é muito importante passar essa mensagem e admitir o erro.

Apartir dos 6 anos de idade deve aprender a ser anfitrião. Se receber colegas lá em casa deve perguntar-lhes se querem lanchar… se alguém lhe oferecer alguma coisa deve incentivar a agradecer, pessoalmente ou por telefone ou ainda por carta se assim o entender.

Outros artigos relacionados:



Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *