Do que têm medo as crianças? A partir dos 2 anos …

medo-nas-crianças-9As crianças a partir dos dois anos sentem medos. Elas vêem ameaças terríveis onde nós adultos apenas conseguimos ver coisas normais. Não nos podemos esquecer que ter medo é um mecanismo saudável para nos protegermos de estímulos desconhecidos e também possivelmente potencialmente perigosos. Se para nós adultos existem um mundo cheio de fenómenos desconhecidos, e que nos despertam medo, já imaginou o que poderá despertar a uma criança que desconhece muito destes fenómenos.

O desconhecido desperta medo. Para as crianças quase tudo é desconhecido. O medo tem contudo uma função positiva, como por exemplo, uma criança tem medo de carros que circulam na estrada e do fogo, o que nós também incentivamos para que a criança não se aproxime de carros e do fogo. Algumas crianças têm também medo de um secador, ou medo de balões, tem medo do escuro… e quando surgem este tipo de medos não critique o seu filho, tente compreende-lo e ajudá-lo a combatê-lo.

Entre os dois e os quatro anos surgem com muita frequência uma grande variedade de medos. É vulgar ver crianças com medo de mascaras e por isso têm medo de palhaços e disfarces. Tem medo do escuro quando chega a hora de ir para a cama. Ora da mesma forma como surgem estes medos também desaparecem, mas nós como pais temos a obrigação de não os criticar e tentar compreender. Também não devemos entrar em grandes detalhes quando lhes queremos explicar qualquer coisa, pois por vezes ainda os confundimos mais. Assim o nosso papel é admitir que esses medos são normais, e sem pressioná-los, dar-lhes a nossa atenção, carinho, e mostrar-lhes que não estão sozinhos, podem descansar, pois nós estaremos ao seu lado. Mostre ao seu filho que não está sozinho e indefeso, perante algum perigo, e que será protegido. Elogie sempre que o seu filho quando conseguir concretizar algo do qual tinha medo, estimulando assim o seu comportamento.

Quando o seu filho tem medo do escuro, não o deixe sozinho a chorar toda a noite pois o que ele sentirá é que o abandonámos, e o seu medo apenas aumentará. Também não convém que o leve para a nossa cama. O que deve fazer é voltar para o seu quarto e regressar constantemente mas ir deixando os espaços de tempo cada vez maior, e mostrar-lhe que continuamos ali ao seu lado. Podemos também deixar a sua porta do quarto aberta, bem como deixar uma luz acesa, e um boneco perto do seu filho.

O seu filho poderá ter medo de pessoas desconhecidas e quando estas se aproximam para lhe falar o seu filho esconde-se atrás das suas pernas. Estas pessoas desconhecidas podem ser  pessoas de família, com quem tem pouco contacto. A melhor atitude é que seja ele a aproximar-se , sem o pressionar .

Quanto ás pessoas disfarçadas também não são muitas vezes aceites pelos mais pequeninos. Devemos respeitar as suas distancias e não pressionar a gostarem de palhaços ou do pai natal. Existem muitos medos, outro exemplo é o de cortar o cabelo. A criança não sabe quais são as situações que provocam dor e as que não. Na realidade e de uma forma geral devemos respeitar os timings dos nossos filhos, e dar-lhes confiança e transmitir-lhes carinho, e segurança. Assim como apareceram esses medos também irão desaparecer.

Outros artigos relacionados:



6 Comments


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/functions.php:219 Stack trace: #0 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(180): wpbx_comment(Object(WP_Comment), Array, 1) #1 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(146): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #2 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(140): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '3', 0, Array, '') #3 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(371): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '3', 0, Array, '') #4 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/comment-template.php(2096): Walker->paged_walk(Array, '3', 0, 0, Array) #5 /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/comments.php(33): wp_list_comments('type=comment&ca...') #6 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/comment-template.php(1471): require('/home2/roqgod/p...') #7 /home2/roqgod/public_html/wp-co in /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/functions.php on line 219