Do que têm medo as crianças? A partir dos 2 anos …

medo-nas-crianças-9As crianças a partir dos dois anos sentem medos. Elas vêem ameaças terríveis onde nós adultos apenas conseguimos ver coisas normais. Não nos podemos esquecer que ter medo é um mecanismo saudável para nos protegermos de estímulos desconhecidos e também possivelmente potencialmente perigosos. Se para nós adultos existem um mundo cheio de fenómenos desconhecidos, e que nos despertam medo, já imaginou o que poderá despertar a uma criança que desconhece muito destes fenómenos.

O desconhecido desperta medo. Para as crianças quase tudo é desconhecido. O medo tem contudo uma função positiva, como por exemplo, uma criança tem medo de carros que circulam na estrada e do fogo, o que nós também incentivamos para que a criança não se aproxime de carros e do fogo. Algumas crianças têm também medo de um secador, ou medo de balões, tem medo do escuro… e quando surgem este tipo de medos não critique o seu filho, tente compreende-lo e ajudá-lo a combatê-lo.

Entre os dois e os quatro anos surgem com muita frequência uma grande variedade de medos. É vulgar ver crianças com medo de mascaras e por isso têm medo de palhaços e disfarces. Tem medo do escuro quando chega a hora de ir para a cama. Ora da mesma forma como surgem estes medos também desaparecem, mas nós como pais temos a obrigação de não os criticar e tentar compreender. Também não devemos entrar em grandes detalhes quando lhes queremos explicar qualquer coisa, pois por vezes ainda os confundimos mais. Assim o nosso papel é admitir que esses medos são normais, e sem pressioná-los, dar-lhes a nossa atenção, carinho, e mostrar-lhes que não estão sozinhos, podem descansar, pois nós estaremos ao seu lado. Mostre ao seu filho que não está sozinho e indefeso, perante algum perigo, e que será protegido. Elogie sempre que o seu filho quando conseguir concretizar algo do qual tinha medo, estimulando assim o seu comportamento.

Quando o seu filho tem medo do escuro, não o deixe sozinho a chorar toda a noite pois o que ele sentirá é que o abandonámos, e o seu medo apenas aumentará. Também não convém que o leve para a nossa cama. O que deve fazer é voltar para o seu quarto e regressar constantemente mas ir deixando os espaços de tempo cada vez maior, e mostrar-lhe que continuamos ali ao seu lado. Podemos também deixar a sua porta do quarto aberta, bem como deixar uma luz acesa, e um boneco perto do seu filho.

O seu filho poderá ter medo de pessoas desconhecidas e quando estas se aproximam para lhe falar o seu filho esconde-se atrás das suas pernas. Estas pessoas desconhecidas podem ser  pessoas de família, com quem tem pouco contacto. A melhor atitude é que seja ele a aproximar-se , sem o pressionar .

Quanto ás pessoas disfarçadas também não são muitas vezes aceites pelos mais pequeninos. Devemos respeitar as suas distancias e não pressionar a gostarem de palhaços ou do pai natal. Existem muitos medos, outro exemplo é o de cortar o cabelo. A criança não sabe quais são as situações que provocam dor e as que não. Na realidade e de uma forma geral devemos respeitar os timings dos nossos filhos, e dar-lhes confiança e transmitir-lhes carinho, e segurança. Assim como apareceram esses medos também irão desaparecer.

Outros artigos relacionados:



6 Comments

  • Novembro 15, 2016 | Permalink | Responder

    Meu nome é Laura e tenho um filho de um 2 anos e 4 meses de tempo pra cá ele anda muito chorão,medroso tem medo de tudo até de plantas ele faz um escândalo quando ver alguma planta na frente dele estou muito preocupada com meu filho quero saber uma maneira de ajuda lo…

  • Michele barros
    Setembro 25, 2016 | Permalink | Responder

    Oi boa noite,tenho uma filha de 2 anos e cinco meses e estou preocupada pq ela está com medo de tudo de repente surgiu esses medos nela,medo de brincar nos parques do shopping,medo de andar de bicicleta,medo de coisas ou brinquedos muito elaborados ou fantasiados,e essas são atividades que ela fazia normalmente.nao sei mais o que fazer?!

  • Suzana Bezerra
    Junho 2, 2016 | Permalink | Responder

    olá

    Tenho uma filha de 2 anos e cinco meses
    ela sempre dormiu sozinha em seu berço dizia boa noite e saia do quarto,
    ela fica lá sozinha com a luz apagada e a porta fechada sempre foi assim.

    mais de repente tudo mudou nao sei se foi por causa dos fogos que soltaram ou
    porque ela me viu matando uma barata to ficando preocupada.
    Ela não que ir de jeito nenhum pro berço grita desesperada querendo se jogar do berço
    não que mais ficar sozinha no quarto, nem de dia e nem de noite, e as vezes não quer por os pés no chão. É uma coisa muito estranha tbm é que nem tomar banho que mais isso que ela tbm tomava sem nenhuma reclamação.

    Tudo mudou…

    Porque esta acontecendo com ela????

    • bebe
      Junho 10, 2016 | Permalink | Responder

      É uma fase de transição normal, na qual a criança começa a ter medos, por volta desta altura têm normalmente medo do escuro. Isto porque entre os 2 e 3 anos de idade desenvolvem e exploram o mundo do imaginário.
      A nossa sugestão é conversar sempre com muita paciência e desmistificar os medos que a criança tem e pouco a pouco voltará à normalidade.

  • Paula De Carvalho Ferreira Reverte
    Novembro 12, 2015 | Permalink | Responder

    Boa tarde , tenho uma filha de 3 anos que está com medo de palhaço. O palhaço foi na escolinha e desde então ela está com medo de sair de casa , tivemos que tirar ela da escolinha pois ela chorava muito traumatizada, sem condições nenhuma de continuar , gostaria de uma orientação se possivél, desde já agradeço…

  • andressa
    Dezembro 15, 2012 | Permalink | Responder

    olá

    tenho uma filha de 2 anos e cinco meses
    ela sempre dormiu sozinha em seu berço eu lhe dava a mamadeira em minha cama e assim que acabava eu a colocava em seu berço canta ou contava uma historinha dizia boa noite e saia do quarto
    ela fica lá sozinha com a luz apagada e a porta fechada
    sempre foi assim

    mais derrepentemente tudo mudou de um dia para outro
    nao sei se foi por causa dos fogos que soltaram to ficando preocupada
    ela não que ir de jeito nenhum pro berço grita desesperada querendo se jogar do berço não que mais ficar sozinha no quarto nem de dia e nem de noite e uma coisa muito estranha tbm é que nem tomar banho que mais isso que ela tbm tomava sem nenhuma reclamação

    de um dia pro outro tudo mudou

    o que esta acontecendo com ela????

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *