O Teste de Apgar

Teste Apgar

Teste Apgar

Está saudável? Actualmente esta pergunta responde-se em todo o mundo através do chamado teste de APGAR. Foi desenvolvido há mais de 50 anos pela médica norte-americana Virgínia Apgar; trata-se de comprovar e qualificar com notas entre 0 e 10, cinco elementos: a respiração, o pulso, o tónus muscular, a cor da pele e as reacções reflexas. Os testes fazem-se mal nasce repetem-se ao fim de cinco minutos e, em alguns casos, outra vez aos dez minutos de vida. Um recém-nascido saudável obtém uma nota superior a sete. O médico que assiste ao parto também pode fazer uma análise ao sangue do cordão umbilical ou aos vasos da cabeça.

Quando o bebé nasce o pediatra observa-o cuidadosamente:

O umbigo

O cordão umbilical foi cortado segundos depois do parto e fechado com umas pinças que evitam a entrada de sujidade. A compressa de gaze protege a pele delicada contra o duro plástico das pinças.

O ouvido

O pediatra comprova as capacidades auditivas do bebé com um aparelho especial. As ondas que emite chegam até ao interior do ouvido e fazem vibrar o tímpano, o que produz um som. Este som é medido e diz-nos se o bebé ouve bem ou não.

O peso

Os recém-nascidos nos seus primeiros dias de vida perderam 10 por cento do seu peso, mas quando começarem a alimentar-se de forma regular voltaram a ganhar peso.

O teste do pezinho

Dias depois do nascimento, faz-se uma análise ao sangue para detectar, o mais cedo possível transtornos de metabolismo ou hormonais. Além das doenças normais rastreadas no Teste do Pezinho (Fenilcetonúria e Hipotiroidismo Congénito) desde Março de 2005 que, através da apenas uma gota de sangue retirada do pé , é possível detectar mais de 13 doenças metabólicas hereditárias, todas elas com tratamento médico. Para conhecer os resultados do teste do pezinho, pode dirigir-se http://www.diagnosticoprecoce.org/, introduzir o número do código na altura da colheita e verificar os resultados.

A pélvis

Quando os médicos suspeitam que o bebé sofre de um transtorno da anca, fazem uma ecografia para se certificarem. É importante tomar medidas o mais cedo possível se for detectado algo de anormal.

A cabeça

O médico ou a parteira medem o bebé ao nascer. Os dados obtidos revelam se se desenvolveu bem durante a gravidez. A circunferência da cabeça faz parte das medições.

Outros artigos relacionados:



Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *