Desenvolvimento Motor do recém-nascido ás 6 semanas

recém-nascido-ás-8-semanasRecém-nascido:

Mantém as mãos bem fechadas (reflexo de prensão), mas se ouvir um ruído muito forte abre repentinamente as mãos (reflexo de Moro). Relativamente á posição assumida pelo recém-nascido  preferem estar deitados de barriga para baixo ou para cima com os seus membros muito encolhidos e junto ao corpo.

Estimule:

Deixe-o agarrar os seus dedos e verifique que com o passar do tempo vai fazendo cada vez menos força para se agarrar. Faça exercícios flectindo e esticando-lhe as pernas.

4 semanas:

Apesar de manter as mãos fechadas, o reflexo de prensão está a diminuir. O bebé tem ainda pouca força no pescoço, mas se estiver deitado de cabeça para baixo já consegue por alguns instantes levantá-la.

Estimule:

Brinque com as mãos do bebé desdobrando os seus dedos. Se ele estiver deitado coloque um brinquedo e faça barulho para que ele tente levantar a cabeça e olhe para o objecto.

6 semanas:

O reflexo de prensão desapareceu e mantém as mãos sempre abertas. O corpo do bebé já não se encontra tão encolhido e levanta a cabeça mais vezes.

Estimule:

Massaje-lhe as mãos com suavidade e aprofundo o toque, utilizando objectos macios na palma da mão. Utilize objectos de várias cores para ele levantar a cabeça mais vezes. Quando lhe mudar a fralda brinque com as suas pernas levando-o a esticá-las.

Outros artigos relacionados:



One Comment

  • Priscila
    Junho 11, 2010 | Permalink | Responder

    adorei o conteúdo pois me ajudou muito beijos

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *