Desenvolvimento Motor do bebé das 13 a 18 meses de idade

13 meses13 meses:

Consegue largar rapidamente os objectos que tem na mão. Aguenta-se de pé sozinho e consegue dar passos sem apoio.

Estimule:

Forneça-lhe lápis e papel para que possa riscar e rasgar o papel. Incentive-o a dar passos em sua direcção e faça-o sentir que alcançou algo de muito especial. Pode comprar-lhe brinquedos altos para o incentivar a estar de pé e a dar passos.

15 meses:

Gosta de folhear um livro de vestir algumas peças sem ajuda. É capaz de segurar uma chávena e beber por ela derramando pouco liquido. Ajoelha-se e baixa-se para se sentar. Sobe escadas de gatas. Dá passos muito inseguros.

Estimule:

Ensine-o a folhear as paginas de um livro. Tenha paciência quando ele quer vestir-se sozinho e ajude-o nessa tarefa. utilize brinquedos que possam emitir sons. Construa muitas torres com cubos. Brinque com bolas jogando com os pés. Arranje-lhe uma cadeira onde ele possa sentar-se sozinho e levantar-se.

18 meses:1ano

Desenvolve movimentos mais precisos, tem atracção por fechos de correr e outras coisas semelhantes. Gosta de subir  escadas de gatas, gosta de correr mas ainda cai com alguma frequência.

Estimule:

Rodar é um movimento complexo para o cérebro e para os músculos por isso utilize actividades tais como deixá-lo brincar com as maçanetas da porta, fecho de correr, discar nos telefones antigos ou de brinquedo. Ofereça-lhe brinquedos que lhe possibilite rodar, voltar, deslizar, discar, o qual requerem muita prática. Ensine-o a sentar-se sem cair ou cair bem. Exercite os músculos da anca e do joelho.

Outros artigos relacionados:



One Comment

  • erica
    Maio 16, 2010 | Permalink | Responder

    Minha bebe tem 12 meses e 26 dias e ela já faz tudo o que estão propondo para o bebe de 18 meses. Ela andou aos nove meses e 20 dias, já rabisca no papel com lapis, sobe escadas de 2 degraus em pé, folha livros e revistas, qdo escuta o telefone tocar coloca a mão no ouvido e vai onde o telefone está e mostra com o dedo. Isso é normal nesta idade.

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *