Desenvolvimento Motor do bebé das 13 a 18 meses de idade

13 meses13 meses:

Consegue largar rapidamente os objectos que tem na mão. Aguenta-se de pé sozinho e consegue dar passos sem apoio.

Estimule:

Forneça-lhe lápis e papel para que possa riscar e rasgar o papel. Incentive-o a dar passos em sua direcção e faça-o sentir que alcançou algo de muito especial. Pode comprar-lhe brinquedos altos para o incentivar a estar de pé e a dar passos.

15 meses:

Gosta de folhear um livro de vestir algumas peças sem ajuda. É capaz de segurar uma chávena e beber por ela derramando pouco liquido. Ajoelha-se e baixa-se para se sentar. Sobe escadas de gatas. Dá passos muito inseguros.

Estimule:

Ensine-o a folhear as paginas de um livro. Tenha paciência quando ele quer vestir-se sozinho e ajude-o nessa tarefa. utilize brinquedos que possam emitir sons. Construa muitas torres com cubos. Brinque com bolas jogando com os pés. Arranje-lhe uma cadeira onde ele possa sentar-se sozinho e levantar-se.

18 meses:1ano

Desenvolve movimentos mais precisos, tem atracção por fechos de correr e outras coisas semelhantes. Gosta de subir  escadas de gatas, gosta de correr mas ainda cai com alguma frequência.

Estimule:

Rodar é um movimento complexo para o cérebro e para os músculos por isso utilize actividades tais como deixá-lo brincar com as maçanetas da porta, fecho de correr, discar nos telefones antigos ou de brinquedo. Ofereça-lhe brinquedos que lhe possibilite rodar, voltar, deslizar, discar, o qual requerem muita prática. Ensine-o a sentar-se sem cair ou cair bem. Exercite os músculos da anca e do joelho.

Outros artigos relacionados:



One Comment


    Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/functions.php:219 Stack trace: #0 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(180): wpbx_comment(Object(WP_Comment), Array, 1) #1 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(146): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #2 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(140): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '3', 0, Array, '') #3 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(371): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '3', 0, Array, '') #4 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/comment-template.php(2096): Walker->paged_walk(Array, '3', 0, 0, Array) #5 /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/comments.php(33): wp_list_comments('type=comment&ca...') #6 /home2/roqgod/public_html/wp-includes/comment-template.php(1471): require('/home2/roqgod/p...') #7 /home2/roqgod/public_html/wp-co in /home2/roqgod/public_html/wp-content/themes/thestars/functions.php on line 219