Desenvolvimento 0 aos 3 anos

desenmentalO desenvolvimento é contínuo. A criança desenvolve cada uma ao seu ritmo, é um processo inesgotável, que pode e deve ser incentivado pelos pais. Em termos de desenvolvimento não existem duas crianças iguais. No entanto terão que passar por todas as etapas do desenvolvimento sequencialmente, ou seja o seu bebé terá que se sentar antes de começar a andar. Este desenvolvimento estará directamente relacionado com o grau de maturidade do seu cérebro. O sistema nervoso central, músculos e articulações  deverão ter atingido um grau de maturidade para que isso se possa tornar possível. A fala depende do crescimento e desenvolvimento dos músculos e do cérebro, o que só acontece apartir dos doze meses de vida. As meninas por norma começam a falar mais cedo que os meninos. Se estiver atento aperceber-se-á de que o desenvolvimento  é feito sempre da cabeça para os pés. Outro aspecto muito interessante é que nos primeiros anos de vida de uma  criança mais do que em qualquer outra idade aprendem mais, daí também a nossa responsabilidade como pais em ensiná-los e estimulá-los, de uma forma dedicada e paciente.

Outros artigos relacionados:



3 Comments

  • rozeane silva
    Julho 19, 2014 | Permalink | Responder

    O meu neto é prematuro de 36 semanas e está com 9 meses idade a qual começou a andar sem apoio, ele sentou aos 6 meses começou a se arrastar aos 7 em cima da cama, e quando foi colocado ao chão aprendeu rapidamente aos 8 meses a se levantar com apoio como faz até a presente data, começou a andar segurando na cama de um lado para o outro e de repente para surpresa de todos ele solto-se e tentou caminhar sozinho claro que inicialmente não deu certo mais um dia ele sai do quarto e o encontramos a caminho da cozinha foi um susto para todos, dai não deixamos de estimula-lo e ele agora caminha até 20 metros sozinho sem apoio e arrisca até chutar bola e subir nas coisas sozinho. Para a pediatra e a neurologista está tudo bem no entanto para a Psicóloga deixar ou estimular uma criança andar ou falar antes de um ano de idade é um ato de crueldade que pode resultar em sérios problemas de desenvolvimento intelectual, físico, motor ou psíquico, principalmente quando está criança é prematuro. A questão é que em minha família andar entre 8 e 11 meses de idade é pra lá de normal e anormal seria fazer isso pois os 12 meses.

    Eu gostaria de saber sua opinião.

  • Belinha Antunes
    Abril 5, 2013 | Permalink | Responder

    foi assim, eu e ele estivemos juntos na segunda feira e dps fizemos sem perservativo e dps ele veio-se para dentro de mim, eu feita burra tomei outra pilula, devia ter esperado mas como sou tão burra fui tomar a pilula norma e não a do dia seguinte. o periodo era para ter vindo hoje. podem me esclarecer? obrigada pela atenção

    A Belinha

  • Belinha Antunes
    Abril 5, 2013 | Permalink | Responder

    se uma uma mulher nao lhe aparecer o periodo pode estar gravemente lixada ??????????????

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *