As Primeiras Horas Neste Mundo

As primeiras horas do recém-nascido

As primeiras horas do recém-nascido

São muito delicados e frágeis quando nascem, mas as aparências iludem. E muito! Para a grande maioria das mães, é o momento mais feliz das suas vidas: após nove meses de espera e ansiedade, e várias horas de contracções dolorosas, têm, finalmente, o bebé junto de si. A apenas escassos centímetros dos seus olhos. Como é pequenino! Que suave e quentinho! E que cheirinho tão especial que tem!

Como vive o bebé as suas primeiras horas neste mundo? Apenas o podemos imaginar. As parteiras sabem que os bebés reagem ao parto de um modo bastante diferente uns dos outros. Alguns recém-nascidos abrem os olhos de imediato e olham, assombrados, em seu redor. Outros  choram devido ao esforço que acabam de fazer ou, quem sabe, de raiva. Também há aqueles que parecem surpreendidos e viram a cabeça como para ver o que se está a passar. E também há bebés que parecem completamente alheios ao que está a acontecer.

Independentemente de como sentem o próprio nascimento, a verdade é que estão bem preparados para iniciar a vida no exterior, pois na barriga da mãe já praticaram as funções básicas para a sobrevivência: sugar, engolir e respirar. Tanto assim é que o pequeno corpo adapta-se, em questão de segundos, às novas circunstâncias fora da bolsa amniótica, onde lhe davam tudo feito e se encontrava bem protegido.

Outros artigos relacionados:



One Comment

  • DIVA MARIA CRUZ E REIS
    Junho 5, 2014 | Permalink | Responder

    Preciso saber com quantos os bebês devem manter os olhos abertos

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *