Factores que podem atrasar o início da amamentação

reatirar-leite-com-uma-bomba-26Existem alguns factores que podem eventulamente atrasar o ínicio da amamentação. Mas têm solução.

Mamilos não salientes:

  • É bom receber ajuda desde o ínicio da amamentação;
  • Não é necessário prepará-los de nenhuma forma especial durante a gravidez. As hormonas do pós-parto e a sucção potente do bebé ajudam, na maioria dos casos, a que o mamilo saia e se alargue na sua boca, pelo menos durante as mamadas.

O bebé está internado:

 Cada vez há mais Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais  a permitir a presença da mãe  e a amamentação materna precoce. Se não for possível amamentar o bebé, a mulher pode sempre retirar o leite várias vezes ao dia e levá-lo ao bebé.

Fármaco:

 Se a mãe toma algum tipo de medicação, é conveniente que se aconselhe com o pediatra acerca da amamentação . Ainda assim a maioria dos fármacos mais comuns são, actualmente , considerados compatíveis com a amamentação materna.

Cesariana:

 A mãe deve tentar que deixem o bebé com ela o mais cedo possível; alguns hospitais chegam mesmo a colocar o bebé na mama mal acaba de sair do útero, ou na sala de recobro. Isto é mais fácil se for um parto vaginal ou se a cesariana se realizar com anestesia epidural. Não é verdade que o leite suba mais tarde nas mulheres que sofrem uma intervenção cirúrgica; isso só acontece quando demoram muito a amamentar o bebé ou se limita a frequência e a duração das tomas, pois isso faz com que o organismo produza menos leite.

Se aparecem complicações durante a amamentação:

 Não há que desesperar. A mãe acabará por desfrutar do bebé quando tudo passar. Se esteve separada do bebé durante horas ou mesmo dias, pde recuperar o tempo perdido passando todo o tempo possível em contacto com a sua pele nua. Pode também fazer turnos com o pai de modo a proporcionar ao recém-nascido esse calorzinho tão tanquilizador.

Colostro:

 O colostro é um liquido precioso, o alimento perfeito para ocupar pela primeira vez o intestino virgem do recém-nascido. Tem uma densidade inigualável  de hemoglobinas e outras substâncias defensivas que protegem o bebé de infecções e fornece um concentrado proteíco e vitamínico reparador  depois dos esforços do parto. Há recém-nascidos que fazem miutas tomas pequenas nos primeiros dias e, assim, recebem muitas mini doses deste apreciado cocktail. Se o bebé chora com frequência, não se trata de gases ou cólicas; este líquido é facilmente digerivel e não produz tais transtornos. O mais provável é que simplesmente queira mais…

Onde encontrar ajuda para a amamentação:

Para além dos esclarecimentos que a parteira e a enfermeira podem dar à mãe, existem grupos de preparação para o parto nos hospitais e em centro privados, que também preparam para a amamentação. Além disso, pode ainda encontrar ajuda em:

SOS Amamentação: 262 880 937 // 93 430 09 06

La Leche League: 21 84751 77 // 261 866 65 74 www.lalecheleague.org/portugal.html

Doulas: www.doulasdeportugal.blogspot.com

Outros artigos relacionados:



Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *