Começar bem a amamentação

Iniciar a amamentação

Iniciar a amamentação

Convém iniciar a amamentação sozinha ou na companhia de alguém próximo que a faça sentir confortável, ou então com o apoio de um especialista em amamentação ( a parteira, enfermeira, o pediatra, etc) habituado a apoiar mulheres nestas ocasiões.

Não há necessidade de pressas. Alguns bebés agarram a mama rapidamente, mas outros precisam do seu tempo. Às vezes, é bom respirar fundo e apreciar o contacto com o bebé, ele vai-se aproximando do mamilo, cheirando e chupando, apenas guiado pelo seu próprio instinto.

É importante colocar-se numa posição bastante cómoda, quer seja deitada na cama ou sentada com as costas bem apoiadas e o pé um pouco elevado sobre um banco baixo:

  1. Pegar no bebé ao colo e aproximá-lo da mama, de forma a que  a sua barriga toque na da mãe (umbigo com umbigo). A cabeça do bebé deve assentar entre o cotovelo e o pulso. Assim, a mão do braço sobre o qual repousa, agarra o rabinho e pode  ajudar a manter ou a mudar a posição.
  2. A mão que fica livre pode agarrar na mama e metê-la na boca do bebé. Deve certificar-se que todo o mamilo está dentro da boca e grande parte da auréola ( a língua deve ficar debaixo desta).
  3. Logo que o bebé comece a mamar, há que deixar de apertar a mama pois, caso contrário, poderíamos tirar-lhe o mamilo da boca e fazer com que mamasse apenas na ponta. Pode agarrar a mama um pouco com a mão para ficar mais cómoda.

Outros artigos relacionados:



One Comment

  • Angela
    Outubro 27, 2011 | Permalink | Responder

    como sei eu ao principio que tenho leiteno peito para dar a crianaca ??
    obrigada beijos e felecidades

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *