Sugestões de ementas para bebés dos 6 aos 9 meses

alimentação-para-bebés

Creme de vitela com arroz (a partir dos 6 meses)

Ingredientes (4 doses)

 

* 100gr de vitela *1 colher (sopa) de azeite * 50gr de cebola * 3 colheres (sopa) de arroz *50gr de cenoura * 50gr de nabo * 4 folhas de nabiças.

Coza a vitela em água. Numa panela, junte o azeite e a cebola descascada e cortada em rodelas finas, leve a lume brando e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicione o arroz, a cenoura e o nabo descascados e cortados em pequenos cubos, as folhas de nabiça bem lavadas e o caldo onde cozeu a vitela e deixe cozer. Triture a vitela e junte-a aos restantes ingredientes. Deixe cozer por mais 5 minutos e reduz tudo a puré.

 

Puré de frango com agriões (a partir dos 6 meses)

 Ingredientes (4 doses)

 

*50gr de alho-francês * 2 colheres (sopa) de azeite * 100gr de peito de frango * 150gr de cenoura * 50gr de agriões

 Retire a camada exterior ao alho-francês, corte-o em rodelas finas e salteie-o no azeite durante cerca de três minutos. Corte o peito de frango em pequenos pedaços e adicione-o ao alho-francês, deixando saltear até mudar de cor. Junte as batatas e as cenouras, descascadas e cortadas em pequenos cubos, as folhas dos agriões e água em quantidade suficiente para cobrir os alimentos. Deixe cozer durante cerca de 20 minutos e reduza a puré. Sirva a sopa morna.

 

Creme de macedónia de legumes (a partir dos 6 meses)

 Ingredientes (4 doses)

*1 colher (sopa) de azeite * 60gr de alho-francês * 250gr de batata-doce * 50gr de beringela * 100gr de macedónia de legumes congelados

 

Numa panela, aqueça o azeite com alho-francês cortado em rodelas finas, deixando cozinhar cerca e 2 minutos. Descasque as batatas-doces e a beringela e corte em pequenos pedaços que deve juntar ao alho-francês. Adicione os legumes congelados, cubra tudo com água a ferver e leve ao lume a cozer cerca de 20 minutos. Depois de cozidos, reduza os legumes a puré.

 

Coelho com beringela (a partir dos 6 meses)

 Ingredientes (4 doses)

*150gr de perna de coelho *1 pé de salsa * 50gr de cebola * 1 dente de alho * 1 colher (sopa) de azeite * 100gr de beringela * 50gr de batata

 

Coza o coelho aromatizado com o pé de salsa. Retire o coelho da cozedura e coe o caldo. Descasque a cebola e o alho, pique-os finalmente e leve a lume brando juntamente com o azeite. Adicione a beringela e a batata descascada e cortadas em rodelas finas. Deixe estufar cerca de 10 minutos. Junte a carne cozida e picada e um pouco do caldo que reservou. Tape a caçarola e deixe cozer por mais 15 minutos. Reduza a puré.

 

Puré de frutos com cereais (a partir dos 6 meses)

 Ingredientes (4 doses)

*1 alperce maduro * 1 maça Golden * 1 pêra *1 pêssego maduro * 2 colheres (sopa) de farinha de arroz * 4 colheres (sopa) do leite utilizado pelo bebé

 

Descasque, retire os caroços ou pevides aos frutos e corte-os em pedaços. Leve os frutos a cozer durante cerca de 10 minutos numa pequena quantidade de água. Depois, escorra-os e reduza a puré. Deixe arrefecer. Misture a farinha de arroz com o leite conforme as instruções da embalagem e adicione ao puré de fruta. Envolva até obter um creme aveludado e sirva de imediato.

 

Legumes em palitos com creme de fruta e iogurte (a partir dos 9 meses)

 Ingredientes (4 doses)

*1 batata-doce * 1 cenoura * ½  nabo * 1 pêra-abacate *2 colheres (sopa) de iogurte natural *1 colher (sopa) de cebolinho picado *½pêra

 

Descasque os legumes e corte-os em formato de palitos. Coza-os durante 8 minutos, de preferência no vapor. Escorra-os deixe-os arrefecer. Corte a pêra- abacate ao meio, descaroce-a e, com a ajuda de uma colher, retire para um copo misturador o recheio. Adicione à pêra-abacate o iogurte, o cebolinho e a pêra descascada e reduza a puré. Sirva os legumes cozidos frios de forma a que a criança possa com a sua mão mergulhá-los no creme.

 

Creme de Legumes com Frango (a partir dos 9 meses)

Ingredientes (4 doses)

*0,25l de água *50gr de alho-francês *50gr de cenoura *15gr de frango *2 colheres (sopa) de leite

 

Lave os legumes e corte a cenoura em rodelas e o alho francês em juliana. Leve a cozer durante 1 hora e a 3/4 da cozedura junte o frango cortado aos pedaços. Deixe arrefecer e bata na trituradora. Junte o leite à sopa e sirva de imediato.

 

Sopa de grão com brócolos (a partir dos 9 meses)

 Ingredientes (4 doses)

*1 chávena (chá) de grão-de-bico cozido * 1 colher (sopa) de azeite *1 chávena (chá) de água *1 dente de alho * 1 chávena (café) de macarrão partido *100gr de brócolos * queijo flamengo ralado (opcional)

 

Reduza o grão a puré e leve-o ao lume juntamente com o azeite, a água e o dente de alho picado. Quando levantar fervura, junte o macarrão e os brócolos cortados miudamente. Deixe cozer. Retire do lume para que o caldo reduza. Se a criança gostar, polvilhe com queijo flamengo ralado antes de servir.

 

Lombo de cherne com alho-francês (a partir dos 9 meses)

 Ingredientes (4 doses)

*100gr de lombo de cherne *1 dl de leite *1 pé de salsa *1 folha de louro *1 colher (sopa) de azeite *100gr de alho-francês *100gr de curgete *1 colher (sopa) de farinha

Coloque o lombo de cherne numa caçarola, juntamente com o leite, a salsa e o louro, tape e leve a cozer em lume brando durante cerca de 5 minutos. Escorra o peixe e reserve o leite que restar da cozedura (retire-lhe as ervas aromáticas). Leve o azeite a lume brando juntamente com o alho-francês e a curgete cortados ás rodelas finas. Quando o alho-francês começar a ficar transparente, polvilhe com a farinha e deixe cozer durante 1 minuto. Acrescente um fio de leite que reservou e mexa bem até que levante fervura. Retire do lume, incorpore o peixe desfiado e reduza a puré ou esmague com um garfo.

 

Filetes de pescada com puré de alface (a partir dos 9 meses)

 Ingredientes (4 doses)

* 100gr de filetes de pescada *2dl de leite *1 folha de louro * 1 pé de salsa * 50gr de batata *50gr de cebola *50gr de alface *2 colheres (sopa) de farinha

 

Coloque os filetes de pescada num tacho juntamente com o leite, o louro e a salsa e leve a lume brando para que cozam durante 7 minutos. Escorra os filetes e reserve o leite (retirando-lhe o louro e a salsa). Entretanto, leve a batata a cozer juntamente com a cebola e a alface. Escorra os legumes e esmague-os com um garfo. Adicione a farinha ao leite a lume brando até obter um creme ligeiro. Junte os legumes esmagados e peixe desfiado. Envolva cuidadosamente antes de servir.

 

Mouse de manga (a partir dos 9 meses)

 Ingredientes (3 doses)

*2 mangas maduras * 2 folhas de gelatina vegetal sem aroma * 1 iogurte natural

 

Descasque e reduza as mangas a puré. Demolhe a gelatina em água fria e desfaça-a num pouco de água quente. Misture a gelatina com o puré de manga, e o iogurte. Envolva e leve ao frigorifico para que fique bem fresco.

Outros artigos relacionados:



3 Comments

  • maura
    Dezembro 19, 2014 | Permalink | Responder

    Adorei as receitas obrigada.

  • Vacia de Castro
    Abril 1, 2012 | Permalink | Responder

    Gostei muito deste site.

  • Cátia vanessa pereira dos santos fonseca
    Dezembro 1, 2010 | Permalink | Responder

    eu acho muito bem que ponham assim algumas suguestoes sobre o que os bebes podem comer assim podemos variar um pouco… gostei muito de ver ….

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *