Sugestões de ementas para bebés apartir dos 2 anos

comida-2-anos

Sanduíches tricolores (a partir dos 24 meses)

Ingredientes (12 unidades)

*24 fatias de pão de forma sem côdea *6 fatias de queijo *80gr de fiambre fatiado *100gr de folhas de espinafres *3 colheres (sopa) de queijo-creme *3 colheres (sopa) de molho de tomate *2 colheres (sopa) de iogurte natural

Coza as folhas de espinafres em água, escorra-as, passe-as por água fria e deixe escorrer. Coloque depois os espinafres numa picadora, junte o iogurte e triture até obter uma pasta. Pique o fiambre, coloque-o na picadora, junte o queijo-creme e o molho de tomate e triture bem, reserve. Barre 6 fatias de pão com a pasta de fiambre e cubra com as outras 6 fatias de pão. Disponha então uma fatia de queijo por cima de cada sanduíche, cubra com mais fatias de pão, barre com o preparado de espinafres e complete com o restante pão. Corte as sanduíches ao meio e sirva-as decoradas a gosto.

Salada de frango com mistura Mesclum (a partir dos 24 meses)

Ingredientes (4 doses)

*100gr de salada mesclum vitacress *150gr de peito de frango cozido ou assado *100gr de milho doce cozido *1 ovo cozido * ½ pêra-abacate * sumo de ½ limão *2 colheres (sopa) de iogurte natural *1 colher (chá) de mostarda *1 colher (sopa) de azeite * sumo de ½ laranja

Desfie em bocados muito finos o frango. Escorra o milho e descasque o ovo cozido. Numa saladeira, disponha a salada mesclum vitacress e por cima distribua o ovo cozido picado, o milho, o frango, e os pedaços de pêra-abacate. Regue com o sumo de limão. Bata o iogurte com a mostarda, o azeite e o sumo da laranja e regue com este molho a salada. Sirva de imediato.

Massa chinesa com peru (a partir dos 24 meses)

Ingredientes (4 doses)

*200gr de peito de peru * 200gr de massa chinesa *2 cenouras * ½ couve branca pequena *100gr de rebentos de soja *1 cebola *2 dentes de alho *2 colheres (sopa) de azeite *2 colheres (sopa) de molho de soja * ½ colher (café) de sal

Descasque as cenouras e passe-as no ralador. Descasque a cebola e os alhos e corte a cebola em meias luas finas. Corte a couve em tiras finas, escorra os rebentos de soja e corte o peito de peru em pequenas tiras.  Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte os alhos esmagados e a cebola e deixe alourar. Adicione a carne, tempere de sal, adicione a cenoura, a couve, os rebentos de soja e o molho de soja, mexa e deixe cozer em lume brando durante 15 minutos. Coza a massa em água temperada com pouco de sal. Escorra-a e misture-lhe  a carne estufada. Envolva e sirva.

Lasanha de maruca (a partir dos 24 meses)

Ingredientes (4 a 6 doses)

*500gr de filetes de maruca *1 embalagem de folhas de lasanha de espinafres *100gr de queijo mozzarella em tirinhas * 2 colheres (sopa) de polpa de tomate *3 dl de bechamel *1 molho de coentros * sal e pimenta q. b.

Coza os filetes de maruca em água temperada de sal durante 15 minutos. Depois retire-os do caldo e deixe-os arrefecer. Coza as folhas de lasanha de espinafres na água onde cozeu o peixe (maruca) durante 5 minutos. Retire o peixe e deixe escorrer em cima de um pano. Esmague o peixe grosseiramente, junte-lhe a polpa de tomate, o bechamel e os coentros picados e misture. Ligue o forno a 200 graus. Coloque, num prato de forno, camadas alternadas de folhas de lasanha, da mistura do peixe e um pouco de queijo. Tenha em atenção que a última camada deve ser de folhas de lasanha que deve cobrir com bechamel e polvilhar com o resto do queijo. Leve ao forno durante 20 minutos, retire e sirva de imediato.

Creme de Abóbora Rápido (a partir dos 24 meses)

Ingredientes

*500gr de abóbora *2 colheres (sopa) de arroz * 1 fio de azeite * 2 batatas * 2 cebolas * 50gr de margarina

Corte a abóbora em cubos, e as batatas em quartos, e leve-as ao lume numa panela onde alourou previamente a cebola na margarina. Junte o arroz, mexa bem e cubra com água. Tape e quando tudo estiver cozido reduza a puré. Regue com o azeite e leve novamente ao lume.

Sopa de Feijão Verde (a partir dos 24 meses)

Ingredientes (4 doses)

*3dl de água *2 colheres (sopa) azeite * 750gr de batata *2 cebolas *250gr de feijão verde * 200gr de tomate

Coza as batatas com a cebola e o tomate e tempere com azeite. Passe tudo pelo passe-vite, junte o feijão verde cortado em tirinhas diagonais e leve novamente ao lume para cozer.

Sopa de Letras com Legumes (a partir dos 24 meses)

Ingredientes (4 doses)

*2 dl de água * 1 fio de azeite * 1 cebola * 1 cenoura * 100gr de feijão encarnado *150gr de letras (massinhas ou outras) *1 nabo * sal q.b.

Demolhe o feijão e coza-o. Depois de escorrido leve-o ao lume com a água, a cebola, a cenoura e o nabo finamente cortados. Quando tudo estiver cozido retire metade do feijão e reduza o resto a puré, tempere com sal, junte as letras e deixe cozer. Por fim regue com o azeite, junte o feijão reservado e sirva.

Rolinhos de fiambre com esparguete  (a partir dos 24 meses)

Ingredientes (8 doses)

 *8 fatias de fiambre *200gr de esparguete * 2 tomates *2 dentes de alho *3 dl de molho bechamel * 3 colheres (sopa) de azeite *2 de colheres (sopa) de pão ralado *1 colher (sopa) de salsa picada * sal q.b.

Coza-o esparguete em água temperada de sal durante 9 minutos e depois escorra-o. Descasque e pique os alhos, coloque-os num tacho, junte azeite, leve ao lume até ficarem louros. Junte os tomates picados e sem pele, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar5 minutos. Adicione o esparguete cozido, polvilhe com a salsa e misture tudo. Ligue o forno a 18º graus. Divida o esparguete pelas fatias de fiambre, enrole, disponha em recipientes que possam ir ao forno, regue como bechamel, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno durante 15 minutos.

Folhadinhos de maça (a partir dos 24 meses)

Ingredientes (8 doses)

*500gr de massa folhada *100gr de açúcar *6 maças * açúcar em pó para polvilhar * farinha para polvilhar

Descasque e lave 5 maçãs, retire-lhes os caroços, corte-as em pequenos pedaços, coloque-os num tacho e junte o açúcar e 0,5dl de água. Leve a lume brando e deixe cozinhar até a maça ficar em puré. Aqueça o forno a 180 graus. Polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa folhada. Corte-a depois em 8 rectângulos e divida o puré de maçã sobre eles. Descasque e lamine a restante maçã e disponha-a por cima de cada rectângulo de massa. Salpique o tabuleiro de forno com água, disponha sobre eles os folhados e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, ou até que a massa fique dourada. Retire do forno, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva.

Outros artigos relacionados:



Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *