Introdução dos primeiros alimentos do bebé

primeiros-alimentos-bebé-3A introdução dos primeiros alimentos no primeiro ano de vida é muito importante. Até aos seis meses pensará em dar de comer ao seu filho sentado no seu colo pois será mais fácil, depois disso como este já tem muita força nos músculos das costas e consegue manter-se sentado, poderá utilizar uma cadeira alta para facilitar esta tarefa.

Durante o primeiro ano de vida, o seu filho irá experimentar uma grande variedade de sabores. Começa por diminuir a mama á medida que vai aumentando a quantidade de sólidos (pápa). Assim deverá proceder: começe por lhe oferecer primeiro um lanche (papa) e caso sinta que ele ficou com fome, ofereça-lhe a mama ou o biberão.

Faça-o vários dias, pois não se esqueça que durante o primeiro mês o bebé está a experimentar novos sabores e texturas, mas também a aprender a alimentar-se de uma outra forma (colher). Na primeira semana introduza apenas um lanche, com as papas aconselhadas pelo pediatra, depois na semana seguinte introduza a sopa ao almoço e por fim o jantar na outra semana a seguir.

Não faça a sopa com mais de três ou quatro ingredientes, pois poderá confundir os  sabores e paladares do bebé, e caso exista algum problema de alergia ou intolerância será mais fácil de detectar qual o alimentoque provocou o mau estar na criança.

A alimentação deverá ser adaptada à idade do lactante, assim como também deverá ter em atenção a composição, a consistência e o volume, a forma como irá administrar a comida.

Outros artigos relacionados:



One Comment

  • Teresa Ginja
    Outubro 2, 2010 | Permalink | Responder

    A minha netinha tem 3 meses e meio,pesa 6,350 kg e mede 60 cm,poderei aos 4 meses começar a dar-lhe outros alimentos?

Deixe o seu comentário

Deixe o seu comentário, ou efectue uma ligação para este artigo.
Poderá também subscrever estes comentários via RSS.

O seu e-mail nunca será publicado. Os campo obrigatórios estão assinalados como um *